segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A nossa língua



Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12


O meu pai sempre disse para mim que devemos ouvir mais do que falar, tem um ditado que aprendi certa vez o significado "Quem fala de mais da bom dia a cavalo". Quando se é criança, por inocência acabamos falando de mais da vida de nossa família para estranhos devido a nossa falta de vivência com o mundo.


Quanto mais envelhecemos mais essa vivência fará com que tenhamos mais controle sobre o que falamos, mas as vezes usamos a nossa língua que é uma verdadeira espada para proferir palavras que podem machucar a outras pessoas.


Às vezes fico pensando comigo, como pode Deus ter posto no ser humano um órgão que pode ser usado para louvar a Deus, dizer palavras doces a outros, pode fazer com que conquistemos aos outros, mas ao mesmo tempo podem arruinar vidas, desmoralizar pessoas e destruir corações com simples palavras. Às vezes ouvimos algumas palavras que são proferidas contra nós ou às vezes falamos algumas coisas para outras pessoas que após ditas não temos como corrigir.


A Bíblia ensina que devemos ter cautela ao abrir nossa boca, vejam: "Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua." (Provérbios 31:26), sempre que temos cautela e pedidos a Deus sabedoria nas palavras que iremos dizer, nossas palavras são ditas e não ferem ao seu próximo e edificam ao nosso Deus.


A cada dia devemos pedir sabedoria a Deus sobre as palavras que serão ditas, nas coisas que iremos fazer, sobre a nossa vida, temos que edificar na nossa vida para que o nosso corpo seja usado para ser o templo do Espírito Santo.


"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. "
1 Pedro 4:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário